Pastorais, Movimentos e Serviços
A Igreja é família de famílias,
A Igreja é família de famílias, constantemente enriquecida pela vida de todas as igrejas domésticas. Assim, em virtude do sacramento do matrimónio, cada família torna-se, para todos os efeitos, um bem para a Igreja. Nesta perspectiva, será certamente um dom precioso, para o momento actual da Igreja, considerar também a reciprocidade entre família e Igreja: a Igreja é um bem para a família, a família é um bem para a Igreja. A salvaguarda deste dom sacramental do Senhor compete não só à família individual, mas a toda a comunidade cristã.
O Movimento MCJ
O MCJ é um Movimento do Apostolado Leigo da Igreja Católica, voltado para atuar com casais e famílias, no início na vida Matrimonial. Nosso objetivo, é ajudar a “fortalecer o matrimônio e a vida cristã em família”.
Se você é casado pela Igreja Católica (Sacramento do Matrimônio) há menos de 10 anos e deseja fazer esta experiência, venha para o Encontro de Casais Jovens, um retiro de final de semana que pode fazer a diferença na sua vida.
Núcleos
Hoje o MCJ é composto por 38 núcleos, contando com cerca de 1700 famílias atuantes no movimento. O MCJ está presente no Brasil em algumas cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e também no estado do Espírito Santo.
Desde 2014, também temos a experiência do carisma MCJ no Exterior, no continente africano, em Angola e Moçambique.
Encontro de Casais com Cristo | ECC
O Encontro de Casais com Cristo – E.C.C. é um serviço da pastoral familiar, que nasceu em 1.970, em São Paulo, pelo Pe. Alfonso Pastore, e hoje está em todo o Brasil. No Estado de Goiás o E.C.C. foi realizado primeiramente na cidade de Morrinhos.
Pe. Pastore trabalhando nos movimentos familiares, sentia o vibrar cálido dos lares de fé, e sofria com o drama da grande maioria dos lares abandonados, carecedores de uma orientação mais profunda, de algo que fizesse viver um pouco melhor os necessitados de ajuda, pequena que fosse, mas que desse também um raio de esperança.
Os objetivos do E.C.C. visam a Evangelização e o despertar para uma melhor vida familiar e comunitária, preocupando-se com os valores humanos e cristãos. Valores, alguns que já são vividos em muitos lares, tais como: O relacionamento, o encontro e a união familiar, e o principal, a ORAÇÃO.
O Movimento dos Focolares
O Movimento dos Focolares tem a fisionomia de uma grande e variada família, de um “povo novo nascido do Evangelho”, assim como o definiu a sua fundadora, Chiara Lubich, que o fundou em 1943 em Trento (Itália), durante a segunda guerra mundial, como uma corrente de renovação espiritual e social. Aprovado em 1962 com o nome oficial de Obra de Maria e difundido em mais de 180 países com mais de dois milhões de participantes.
A mensagem que quer levar ano mundo é a mensagem da unidade. O seu objetivo, portanto, é cooperar na construção de um mundo mais unido, estimulados impelidos pela oração de Jesus ao Pai “para que todos sejam uma coisa só” (Jo 17,21), no respeito e na valorização das diferenças. E, para alcançar esta meta, se favorece-se o diálogo, no empenho constante de construir pontes e relacionamentos de fraternidade entre os indivíduos, os povos e as áreasâmbitos culturais.
Fazem parte doO Movimento encontra dentro de si cristãos de muitas Igrejas e comunidades cristãs, fiéis de outras religiões e pessoas de convincções não religiosas.
Liga de Famílias de Schoenstatt
A Liga de Famílias de Schoenstatt faz parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt, fundado pelo Pe. José Kentenich em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha. Desde 2013 a Liga de Famílias no Brasil definiu seu Ideal Nacional, expresso na frase: Santuário Vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o Mundo.
Uma das incumbências mais importantes da Liga é tornar Schoenstatt presente e atuante nas paróquias e dioceses e em todos os ambientes: familiar, profissional; preocupar-se pela evangelização do mundo.
Assumimos o apelo de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich: “Salvai as famílias, custe o que custar!”
Objetivo
Formar Famílias Apostólicas
Uma das incumbências mais importantes da Liga é tornar Schoenstatt presente e atuante nas paróquias e dioceses e em todos os ambientes: familiar, profissional e social; preocupar-se pela evangelização do mundo
Encontro Matrimonial Mundial | EMM
As raízes do Encontro Matrimonial remontam a 1952, quando um jovem sacerdote na Espanha, pe. Gabriel Calvo, desenvolveu uma série de conferências para casais.
Por cerca de 10 anos, as Equipes de Casamento do Papa Pio XII viajaram por toda a Espanha apresentando sessões para casais. Cada apresentação durante a conferência terminou com uma pergunta que ajudaria o casal a olhar mais profundamente para seu próprio relacionamento por meio de uma conversa íntima e de confiança.
O movimento original do pe. Calvo ficou conhecido como Encontro Nacional de Casamento, e pe. O grupo de Gallagher, originalmente chamado de Encontro de Casamento Católico, foi renomeado para Encontro de Casamento Mundial. Embora o Worldwide Marriage Encounter tenha sido desenvolvido como uma experiência católica romana, casais de outras religiões são bem-vindos desde 1969. A expansão começou para o Canadá, Austrália e outros países na década de 1970, e essa evangelização continua até hoje.
Renovação Carismática Católica
Para contemplar o início da Renovação Carismática Católica devemos voltar o olhar para 1º de janeiro de 1901, quando o Papa Leão XIII pronunciou o Veni Creator Spiritus e consagrou o Século XX ao Divino Espírito Santo. A ação é considerada uma resposta aos apelos da fundadora da Congregação das Oblatas do Espírito Santo, a Beata Elena Guerra, que por volta de 1886 começou a escrever cartas ao Pontífice, pedindo uma maior devoção à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
É no chamado Século do Espírito Santo que o Papa, tido como de transição pela idade avançada, convocou o Concílio Vaticano II, que, em suas palavras, seria um aggiornamento (termo italiano para “atualização”). Em 1958 o Papa João XXIII reza: “Renova em nossa época os prodígios, como em um novo Pentecostes!”